Alemanha pela Alê

Por:
5 novembro, 2014

A Alessandra fez esta viagem com seu marido  pela Alemanha no ano passado e vejam quantas dicas maravilhosas deste destino pouco conhecido pelos brasileiros.

Nas palavras da Alessandra Ruman

“Foi uma viagem linda e eu gostei muito. Começamos por  Munique  de onde  ficamos 4 noites e  alugamos um carro para fazer a rota romântica, passamos pelo Castelo de Neuschwanstein rumo a Rothenburg  e depois fomos conhecer  a Floresta Negra.

Munique é a terra da cerveja, da BMW, do time do Bayern e da arte contemporânea. Lá a tradição e novas tendências misturam-se o tempo todo.

Fizemos alguns passeios que  interessantes como o Marienplatz que  é um  relógio antigo, que fica no prédio  da prefeitura, na  praça central, no coração de Munique, na Cidade Velha.

Ao meio-dia, todos  se reúnem em frente à impressionante Cidade Hall, que abriga uma Glockenspiel  de 100 anos de idade,  onde um belo carrilhão bate os sinos duas vezes , se estiver com crianças eles vão se divertir assistindo a 32 bonequinhos dançantes em tamanho natural e reviver os eventos históricos da Bavária.

Prestem atenção no pássaro dourado que gorjeia três vezes para marcar o fim de cada “show”.

Relógio

O Museus de brinquedo de Munique,  fica  em uma torre de relógio estreitas da parte antiga da cidade e são quatro andares (sem elevador), o museu é preenchido com brinquedos históricos únicos da Europa e dos EUA, há bonecas, ursinhos, trens de brinquedo e barbies vintage.
Mas não é um museu interativo os brinquedos são apenas para visualização.

As cervejarias são também uma grande atração em  Munique e   tem várias famosas que valem a pena conhecer  para sentir o “clima” da cidade.

É só lembrar da Oktoberfest realizada desde 1810 quando príncipe Ludwing se casou com Teresa da Saxônia e convidou os súditos para comemorar. Desde então, o evento acontece entre setembro e outubro e recebe milhares de pessoas.

Cervejaria AeLF
Essas canecas enormes chamam MAB e cabem quase um litro de cerveja dentro.

A Hofbrauhaus, e a maior e mais famosa, tem mais de 500 anos, e era aonde Hitler discursava . O lugar tem muita cerveja, música,  e todos vestidos a caráter com camisa xadrez e e a típica calça curta , além de chapéu pontudo e suspensório.  O ambiente é super familiar, vale a pena.
Se  acharem mito barulhento em frente na mesma rua tem uma cervejaria menor muito gostosa que não lembro o nome mas não tem como errar.

Munique é uma cidade cheia de cultura e inúmeros museus , nós fomos no Brandhorst é um lindo museu de arte moderna com esta faixada toda colorida e peças do séculos 20 e 21.
Captura de Tela 2014-11-05 às 09.10.09

Tem também a Pinacoteca do Moderno , o maior museu de arte moderna da Alemanha.

BranhorstnMuseu AMC

E também ao Lenbachhaus  que  é um museu moderno .

Lenbachhaus AMC

Em Munique há muita história, visitamos o primeiro campo de concentração, Dachau que é muito triste .
Você consegue ver na expressão dos alemães o quanto sentem-se culpados pela história . Mesmo no hotel quando pedimos informação sobre horários do Campo de concentração os alemães parecem “se desculpar”  pelo o que se passou em seu país.

Circus Krone é um circo famoso que ainda  usa animais, nós não fomos, mas pra quem vai com crianças pode ser um programa  bem legal.

As compras mais interessantes eu achei nas lojas maravilhosa de brinquedos, onde você acha os brinquedos da nossa infância que gostaria de mostrar aos filhos mas não são mais fabricados por aqui.

Bonecas

A rua da lojas  de marca  é a Maximiliane Strasse, tem as mesmas marcas que você acha em toda grande cidade da Europa . A loja de departamento  deles e a Ludwig Beck que fica na Marienplatz. Vale o passeio encontrei coisas bonitas por lá.

Para comprar chocolate e outras delícias gourmands entre no Kaufhof , uma loja que tem de tudo, no subsolo tem um supermercado gourmet estilo ” Santa Maria” que é  maravilhoso.
Amei o chocolate de lá. E o marzipan Niedregger Lubeck é uma marca maravilhosa e tem um chocolate de marzipan mais divino que o outro. Inclusive tem o chá de marzipan.

A rota romântica,  Rothemburg e a Floresta Negra

Saindo de Munique em direção a  Rothenburg passamos pela  rota romântica  dos castelos da Alemanha . O mais conhecido é o  Castelo de Neuschwanstein, que  é um palácio alemão construído no século XIX, perto das cidades de Hohenschwangau e Füssen, no sudoeste da Baviera, a poucos quilómetros da Áustria.

Foi construído por Luís II da Baviera  inspirado na obra de seu amigo  o compositor Richard Wagner.

A arquitetura do castelo possui um estilo fantástico que serviu de inspiração ao “Castelo da Cinderela” da  Disney.

Captura de Tela 2014-09-13 às 10.19.07

A arquitetura do palácio é muito diferente dos palácios europeus que conhecemos, é bem característica da Alemanha, como muito dourado, madeira e cores.

Apesar de não ser permitido fotografar o seu interior, é um dos edifícios mais fotografados da Alemanha e um dos mais populares destinos turísticos europeus, além de também ser considerado o “cartão postal” da Alemanha.

O nome referência ao “cavaleiro do Cisne”, Lohengrin, da ópera com o mesmo nome.

Captura de Tela 2014-09-13 às 10.17.27

ROTHENBURG OB DER TAUBER

Rothenburg, onde passamos duas noites, é uma cidade medieval toda murada, cheia de história que eu adorei .

Alessandra MC

Há Museu do Natal que é uma graça e eu fiquei encantada. Dizem que em Rothemburg é Natal o ano inteiro .

Olhem o soldadinho e o carrinho de presentes que fofo. O cenário parece todo de casinhas de bonecas.

Soldadinho  Museu do Natal Rothenburg

Carro dos Presentes

Seguindo para a  Floresta Negra , ficamos no Hotel  Bairess que é um Relais Chateaux que tem um restaurante 3 estrelas Michelin .

O restaurante é maravilhoso mas na verdade o hotel  não é bem dentro da Floresta  Negra como eu imaginei .

Captura de Tela 2014-09-13 às 10.32.22

De uma forma geral, a Alemanha foi uma surpresa incrível e super recomendo a viagem! Especialmente  Rothemburg que é uma graça e quero voltar com as meninas um dia.”

Se você quiser pesquisar mais sobre a Alemanha um site que nos ajudou a definir roteiro por lá foi o : Alemanha Por-que não?